Para ver a foto ampliada, clique aqui!Las Palmas de Gran Canaria
Puerto de la Luz, Setembro/2000.

Olá Amigos,

Nosso último porto no Algarve, sul de Portugal, foi Lagos, onde fizemos uma escala de duas semanas, tempo em que pudemos nos preparar para iniciar a travessia do Atlântico. Nesse período também reatamos contatos com outros barcos vindos do norte da Europa com destino ao Caribe.

Nossa passagem até o Arquipélago da Madeira transcorreu normalmente. Mantivemos contatos diários via rádio com outros veleiros para trocarmos informações sobre a meteorologia.

Após quatro dias de navegação avistamos as montanhas áridas da Ilha de Porto Santo, conhecida por Ilha Dourada. Um pequeno porto bem arranjado, águas cristalinas. Alguns barcos maiores que chegaram na frente nos deram Boas Vindas, pegando nossos cabos para a atracação.

Para ver a foto ampliada, clique aqui!Nossa estada em Porto Santo coincidiu com algumas festividades da Padroeira da Cidade nos dando a oportunidade de assistir a vários shows folclóricos locais. Fizemos algumas visitas ao Clube Naval de Porto Santo que apesar da cidade ter menos de 5000 habitantes o Clube serve de modelo, das novíssimas e modernas instalações até no programa de aulas e filosofia de trabalho, mantendo seus jovens ocupados com a prática desportiva , educação ambiental etc…, diminuindo assim as chances de aderirem ao vício das drogas. Porto Santo fica a 40 milhas de Funchal, capital da Ilha da Madeira.

A Marina de Funchal está sempre lotada, obrigando os barcos visitantes ficarem a contra bordo uns dos outros, nós preferimos ancorar fora. Madeira é conhecida por ser uma ilha muito verde e suas cachoeiras. As altas montanhas oferecem várias opções de caminhadas, e foram nas Levadas que encontramos as melhores trilhas.

As Levadas são canais feitos pelo homem cortados na rocha que seguem por muitos quilômetros ao redor das escarpas das montanhas conduzindo as águas para as vilas que não a possuem.

Visitamos também em Funchal a Associação Náutica da Madeira e fomos bem recebidos pelo responsável da Escola de Vela, Ricardo Sá, que também participou da Regata dos 500 Anos, e que nos deixou ao par das atividades do clube.

Para ver a foto ampliada, clique aqui!Para ver a foto ampliada, clique aqui!