CURSO ONLINE DE VELA – Veleiro.net

Lição 7 - Nós

 

Este curso foi desenvolvido e está sendo apresentado autorizado por:

O curso foi traduzido do original em inglês. Algumas palavras foram deixadas propositalmente nessa língua ou porque são empregadas usualmente aqui no Brasil ou porque não encontrei uma expressão que traduzisse o sentido correto. Agradeceria qualquer contribuição para aperfeiçoar o texto traduzido. João Carlos (joao@veleiro.net)

 

Nós

Há centenas de tipos diferentes de nós que podem ser usados a bordo de um veleiro. Você deve pelo menos aprender seis deles, básicos para as principais manobras.

 

Nó Direito - O Nó Direito é útil para amarrar a vela grande na operação de rizo ou qualquer outro objeto a um ponto fixo no barco e para emendar cabos. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

 

 

Volta Redonda com Dois Cotes - Este nó pode ser usado sempre que você quiser prender alguma coisa a outra. Ele é mais usado para amarrar defensas aos postes e guarda-mancebos. Apesar de não evitar que um cabo escorregue num mastro, ele se mantém preso mesmo quando submetido a movimentos. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

 

 

Lais de Guia - O Lais de Guia, considerado o rei dos nós, é usado fazer um laço na ponta de um cabo. É usado para conectar as adriças aos topes das velas, escotas no punho da genoa, amarração em argolas e até para unir cabos. Um Lais de Guia dado corretamente é muito seguro e fácil de desatar. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

 

 

Nó de 8 - Este nó é útil como um nó terminal, aplicado na ponta de escotas e adriças para evitar que elas escapem dos respectivos carrinhos ou fendas no mastro. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

 

 

Volta do Fiel - Este nó é usado para amarrar um cabo a um ponto sólido, como um poste de cais ou a cana de leme. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

 

 

Nó de Escota - Este nó é usado para emendar dois cabos. Ele deve ser usado com cabos de diâmetros parecidos. Quando for usado com cabos de diâmetros muito diferentes devemos dar um cote adicional, transformando-o em nó de escota dobrado. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.

 

 

Volta do Cunho - É a forma correta de amarrar um cabo a um cunho. Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.