Grécia - as 3 mil ilhas

*As coordenadas abaixo no texto, são para quem gosta de navegar no google earth -
não utilize para navegação náutica.*

Álbum: mais fotos da Grécia

'Il Mare è come la Poesia, non  tollera  gli  amori tiepidi, dei  mediocri, ma vuole  la Passione Viva,
Ardente, Sincera  sopratutto.'

'O Mar é como a Poesia, não tolera os amores mornos, a mediocridade, mas quer a Paixão Viva, Ardente,  Sincera sobretudo.'

Em Roma como os Romanos, diz o ditado e eu acrescento: 'na Grécia como os gregos'. Talvez isso diga tudo sobre o que esperar e o que se pode encontrar na Grécia. É preciso muita paciência e educação para conviver bem na Grécia, aqui além do problema do idioma, tem a natureza do povo, que é muito legal, simpática e festeira, mas quando acontece alguma coisa o sangue ferve... mais pra frente conto uns casos para exemplificar.
As 3 mil ilhas da Grécia são tão lindas e abrigadas como nosso paraíso, Angra dos Reis, no Brasil, com águas transparentes, limpíssimas, de um maravilhoso e indescritível azul. As únicas coisas que faltam por aqui são as florestas e uma boa e abundante água doce..
A palavra Grécia é sinônimo de mar e ilhas o que já diz tudo desse país azul e maravilhoso. Embora o idioma não seja fácil, o povo grego, das ilhas pelo menos, se esforça para entender os estrangeiros, aqui no verão parece uma torre de babel, no comércio quase sempre se fala inglês e um pouco menos de italiano e francês, mas se contar que é do Brasil, com certeza vai ouvir algumas palavras em português, isso devido à marinha mercante grega.
A época para navegar 'i' Thalassa ( o mar) Iônico e Egeu, vai de abril a outubro, sendo que o auge do verão é julho e agosto. Nesse período  tudo é mais caro, são centenas e centenas de barcos, ventos de 10 a 20 nós, das 11h às 18h, e quase sem ondas, às vezes sopram ventos mais fortes de N/NW/WNW de 25 a 30 nós, mas que não duram mais que dois dias.
No verão não chove, e nas ilhas não se vê nem nuvens, a temperatura do mar é de 23°C a 25°C e a umidade relativa do ar é de 35% a 55%.
No inverno a temperatura do mar é de 10°C a 16°C, a umidade relativa é de 50% a 70% e na primavera e no outono são mais freqüentes as chuvas, e  costumam durar pouco mais de 2 horas.
Para chegar até aqui vindo do Brasil,  é melhor pegar um vôo para a Europa e uma segunda escala para Athenas ou Kékira, ou  até Itália; e de Veneza, Bari ou Brindisi embarcar nos navios que fazem essas linhas, até Kékira, Paxos, Mourtou, e outros lugares onde existem muitos barcos para charter.
Se vier com 'condução própria', seu veleiro, existem muitos lugares com valores razoáveis para deixar o barco no período de inverno quando é frio e pouco agradável velejar por essas bandas.
Mas com certeza será preciso muito mais que 6 meses para conhecer somente as mais lindas das 3 mil ilhas gregas.
Existem bons guias náuticos da região, e que são imprescindíveis para a navegação pelos mares gregos, podem ser encontrados em inglês, italiano, francês e são muito completos, com boas fotos aéreas dos portos, ancoragens e ilhas.
Ao chegar em águas gregas, procure dar entrada no país e pagar as taxas já na primeira ilha que aportar, você deve procurar a capitânia ou um órgão do governo. Para fazer os papéis, esses valores hoje, agosto de 2007, são em torno de 200,00 euros para um barco de 24 m, receberá um prontuário (Transit Log e Cruising Permint) para navegar em águas gregas sem problemas, sem ter que pagar mais nada. As taxas valem por um ano.
No Iônico os portos de entrada são: Kékira, Iogumenistsa (veja também o resgate do veleiro que o mastro caiu), Preveza, Gaios, Levkas,Vathi, Argostoli, Sami, Zakinthos.
Agora sim começa uma viagem dos sonhos!!
Estamos a bordo de Fetch 4, um Tripp 79.9' - nossa velocidade média é de 10 nós com motor e a vela com ventos de até 10 nós o barco desenvolve a velocidade igual ou maior, para quem quiser ver tem uma foto para confirmar...  Na ida de Brindisi a ilha de Eurikóussa fizemos em 7h30, as quase 110 milhas, com um belo vento de popa de 18 a 25 nós, todas as velas içadas! Chegamos a um recorde de 18  nós de velocidade, 'nas surfadas' das ondas de popa.
O mar grego  para quem vem do sul da Itália, começa nas ilhas de Othoni e Eurikóussa (39°52'.6N  19°34'.8E), onde há ancoragens protegidas de N, NE e NW, alguns mercadinhos para compras básicas, mas sem água ou combustível.
Kérkira é a ilha maior do Iônico e com uma boa estrutura para navegação, charter de veleiros e marinas. A maior é Marina de Gouvia (39° 39'.53N  1° 51'.35E), oferece travel-lift, manutenção, supermercados, restaurantes, lojas náuticas e fica à 15 minutos do centro da cidade de taxi, (a módicos 15 euros).
 Em Kérkira existem muitas baias protegidas e de água limpa e perfeitas para banho de mar, Paliokastritsa (39° 40'.7N 19°42'.6E), Kalami (39° 44'.7N  19°56'.6E).
Depois seguindo pra o sul tem a ilha de Sívota próxima ao continente, à cidade de Moúrtos (39° 44'.7N  19°56'.6E) com ancoragem abrigada, muitas cavernas na água e praias de mar azul e transparente; na cidade, se o barco tem pouco calado, pode ficar com âncora na proa e a popa amarrada na rua, nesse lugar por água e luz paga-se 18,00 euros p/ dia até 40 pés. Aqui tem  algum comércio náutico e uma veleria.
As ilhas de Paxos e Andipaxos (39°06'.8N  20°15'.0E) são ótimas para banho de mar e as  lindas cidades de Lakka (39° 14'.65N  20°07'.75E) e Gaios (39°12'.22N  20°11'.47E) tem ancoradouros abrigados. Em Gaios tem serviços de água doce e combustível através de pequenos caminhões-pipa (a água custa 5 euros por cem litros e é bem salobra).
Para continuar descendo a costa S/SE grega passa-se pelo Canal de Levkas(38°50'.79N  20°43'.78E), entre a ilha de Levkadas (diminutivo de Levkas - o v tem som de f - fala-se Lefkadas) e o continente. Levkas  que significa branco, é um lugar raso onde funcionavam algumas salinas.
O canal é dragado, tem a profundidade de 7m e tem uma ponte que abre para os barcos a cada hora completa (mas nesse verão, por estar quebrada, colocaram um ferryboat ligando a ilha ao continente para a passagem dos carros e caminhões. Assim o canal só é aberto 6 vezes por dia.
É preciso se organizar para chegar próximo do horário senão deve-se ancorar e ficar esperando), ali em Levkas tem bastante vento, assim nas praias tem dezenas de kaite-surf coloridos como libélulas, num ballet sobre as águas.. e tem uma grande Marina de Levkas (38° 49'.98N  20° 42'.78E) e com toda infra-estrutura náutica e logística que o navegador possa precisar, a próxima marina assim somente no Peloponeso em Kalamata. Quando voltamos um mês depois a ponte já tinha sido consertada e voltou ao horário padrão, toda hora completa por 15 min.
Depois do canal, no sentido E/SE, encontram-se muitas ilhas e baias abrigadas, temos além de Lefkadas, Scorpios, Meganísis, Cefalônia, a mítica Ítaca, Zakinthos, essas são as maiores e mais famosas, existem ainda centenas de pequenas ilhas para serem exploradas.
Na maioria das cidades e porto pequenos, com barcos de pouco calado, (de até 2,5m) pode abastecer de água, algumas ilhas oferecem inclusive caminhão de combustível, mas na temporada isso é quase impossível devido a enorme quantidade de barcos, geralmente tem que chegar cedo no 'porto' para poder conseguir um lugar. Uma curiosidade: a amplitude da maré aqui no Mar Iônico é de 10cm a 80cm nas marés de lua.
Fiskardho é um pequeno, simpático e adorável lugarejo que fica na ilha de Cefalônia, tem bons restaurantes, mercados e água potável para abastecer os barcos, essa água vem do continente com 'navios-pipa', os vinhos são muito bons e famosos - Robola -, as azeitonas, o mel e  o artesanato da Cefalônia são conhecidos mundialmente.
A ilha de Ítaca tem alguns desalinizadores para abastecer as pequenas vilas no verão devido ao grande volume de turistas, fora isso é na temporada de chuvas que fazem a captação de água. A capital e o porto maior, é  Vathi  (38°22'.062N  20°43'.048E) uma baia muito abrigada, onde não se vê mar aberto, a noite costuma soprar um vento de 15 a 25 nós de N/NW, mas a ancoragem é tranqüila e sem ondas. A ilha tem 3600 habitantes, existem diversas baias protegidas de vento e ondas, onde se pode trocar de lugar todo dia sem repetir ... mas vai ai umas dicas: Pera Pigadhi (38°20'.15N  20°44'.80E) aqui a água é quente, transparente mesmo com 10m de profundidade, tem duas praias pequenas e uma ilhota que leva o mesmo nome. (Cuidado com a ilha, diz no guia que tem muitos ratos, não desembarcamos para ver!!)
E por falar em ratinhos, cuidado com com eles, são muitos e é preciso tomar algumas precações quando estiver atracado no cais ou nas ruas, use uns discos grandes nos cabos de amarração para impedir que eles entrem no barco. Embarcar um tripulante indesejado desses com certeza é bem desagradável...
O porto Kióni (38°27'.06N  20°41'.5E) é bem abrigado de N/NW/W, tem 2 mercadinhos e nenhum telefone público ou caixa de correio, a vila é pequena e adorável, tem 3 baias para ancoragem, a praia em frente ao cemitério é linda e sossegada. Já Frikes (38°27'.06N  20°39'.91E) não é abrigada e a baia é menor ainda.
Zakynthos é uma ilha grande, com aeroporto e fica próximo do Peloponneso  cerca de 20 milhas, à E/SE. O porto é grande e relativamente abrigado, aqui funciona como na maioria das ilhas gregas, âncora na proa e a popa amarrada na rua, ao preço de 25,00 euros para barcos de 80 pés por dia. O serviço de água e eletricidade é oferecido das 18h ás 8h da manhã, no valor de 5,00 euros ao dia, pela prefeitura. Aqui tivemos algumas 'curiosidades'.
Chegamos no fim da tarde de sexta-feira, encostamos no 'pier-rua', pagamos as taxas e diárias adiantadas, e deixamos reservado o mesmo lugar por que iríamos dar um passeio até o Parque Nacional Marinho de Zakynthos, na baia de Lagana, é a maior área de proteção às tartarugas Caretta-caretta do Mediterrâneo. Ao retornamos 4 horas depois, nosso pago e reservado lugar tinha sido ocupado, nos arrumaram um outro lugar, só que sem acesso à água e a eletricidade... o proprietário do Fetch se aborreceu e começou a discutir em italiano, e o grego respondendo em inglês, o marinheiro tentando argumentar, os ânimos esquentaram mais ainda e ouvimos xingamentos em 4 idiomas e algumas ameaças!!  Horas depois o responsável pelo pier-marina, vem conversar e as partes confessam que exageraram... no final tudo bem, conseguimos água para encher os tanques.
Mas fica o aprendizado: com os gregos é preciso muita calma e paciência .Com educação se consegue tudo! Também é bom aprender algumas palavras em grego, ajuda muito! Um livro de bolso do tipo: 'como aprender grego em um instante'.
Depois disso tudo fomos ao restaurante jantar, um lugar simples com um quintal enorme cheio de árvores e mesas, com muitos gregos. Numa mesa tinham dois músicos e um cantor, que se animaram depois de muitas canções gregas de dor de cotovelo e agitaram o restaurante com músicas mais movimentas, os gregos começaram a dançar entre as mesas (danças gregas), de repente pratos eram espatifados no chão, de verdade!! Era caco de louça pra todo lado e eles continuavam dançando.
Foi bem interessante porque não era um espetáculo para turistas, essa foi a primeira vez que vi essa manifestação grega que até então só conhecia em filmes.
No dia seguinte seguimos para Novagio, uma baia a NW de Zankynthos, encontramos uma praia linda, talvez a mais bela que já vi na Grécia, que também é um parque e não se pode jogar âncora...
De Zakynthos começamos a retornar para a Itália, fomos para Meganísis (ilha grande, no Porto de Atheni, o mais perto de Athenas que conseguimos chegar e foi meu último banho de mar em águas gregas.
Uma piadinha sem graça mas, é tudo de bom nascer na Grécia: não precisar sair do seu país para visitar as maravilhosas ilhas gregas e já cresce falando grego, que pra mim continua sendo grego!!!
O Egeu e suas ilhas ficará para a próxima viagem.
Uma última notícia - triste - todo o Peloponeso, parte  da Atenas antiga e algumas cidades do continente estão ardendo nos incêndios, assim como grande parte da Itália, Albânia e Croácia. Esse verão tem causado muitos danos, mas pelo que tenho lido nos jornais a maior parte desses incêndios são criminais, é uma pena!
Abaixo segue alguns sites e informações de guias.

Bons ventos

Publicações da Marinha Britânica:
Mediterranean Pilot Volume III (NP 47) - Mar Iônico
Mediterranean  Pilot Volume IV (NP 48) - Mar Egeu
List of LightsVolume E (NP 78) Mediterranean, Mar Negro, Mar Vermelho.

Mediterranean Cruising Handsbook - Rod Heikel (Imray)
West Eagean - Rod Heikel (Imray)
Ionian - Rod Heikel (Imray)
East Eagean - Rod Heikel (Imray)
Guide pratique  de Gréce et Turquie - Jacques Angles. Editions du Pen Duick
Häfen und Ankerplätze in Griechenland - Gerd Radspieler

Andipaxos, um lugar azul, lindo e único

Essa é uma família de suiços, numa verdadeira aventura!! Póros/Levkas - Gr

De cima para Baixo: velocidade em knot, true wind, deep

Fiskardo é uma cidadezinha minúsccula, charmosa e antiga, com um grande transito de barcos e um porto de água limpa e transparente...

Fiskardo/Cefalonia - água maravilhosa, no meio do porto ...

Essa é a versão light e bonitinha de julius o tripulante indesejado que embarcamos em Gaios e o desembarcamos em Levkas.....

De ruas floridas e estreitas.. Fiskardho é uma cidade encantadora

praias do E de Zakynthos

antigos moinhas de ventos de Kióni/Itaca - Gr

Vista do mosteiro de Ítaca, ha mais de 1100 m

o pequeno e agradável porto de Kioni/Itaca - Gr

voltando das inevitáveis compras para a tripulação do Fetch, às 8h30 da manhã num calor maravilhoso...

Porto Atheni/Meganísis - GR

Porto Atheni, o mais próximo que consegui chegar de Athenas, ahhahahah!