A viagem de Ilhéus para Salvador transcorreu sem problemas. Saí às 12:30 de terça dia 8 de julho do porto de Malhado e segui com vento SE de 10 a 15 nós e mar ainda um pouco agitado mas fácil de navegar. Tive que botar o pé no freio de madrugada porque queria ter esta visão da entrada da Baía de Todos os Santos e do farol da barra. Foram 114 milhas percorridas em 19 horas numa média de 6 nós. No caminho poucos pescadores ao longe e nenhum navio exceto na chegada a Salvador. Explica-se: os navios que saem de Salvador em direção ao sul, rapidamente se afastam da costa para passar longe de Abrolhos. E, nesse trecho, temos mares muito profundos próximos a costa que não servem muito para os pescadores locais. No meu caminho somente duas plataformas pequenas de prospecção de petróleo em frente a baía de Camamu.
A costa da Bahia sempre muito baixa, neste trecho apresenta algumas montanhas, principalmente próximo a Itacaré, o que dá um novo colorido ao cruzeiro a vela.
Estou ancorado no Terminal Náutico da Bahia, em frente ao Mercado Modelo e Elevador Lacerda, uma das marinas mais bem localizadas de toda a costa brasileira. Agora vou me dedicar a re-encontrar os amigos da terra, rever as belezas dessa capital e da ilha de Itaparica, fazer o circuito do acarajé e por último, consertar a capa de acrílico da genoa que está começando a descosturar.
Eita vidinha díficilllll, meu Rei!!!
Já conto os dias para eu tb evoluir e virar baiana!!!!
Um cheiro
Ao ver a foto que você fez da entrada em Salvador me deu saudade desses mares amigos e dessa cidade verdadeiramente náutica … Curta bastante e vá nos contando as novidades. Um abraço na turma do CENAB e nos amigos cruzeiristas que estiverem por aí. Nos aguardem para breve.
Ivan e Egle
Então.. não tá na hora de partir novamente?? Novos posts por favor!!!
Bêjo