Feed on
Posts
Comments

Clique aqui para conhecer a história do veleiro Luthier e sua tripulação

Versão da Catarina

Chegamos no Abraão no dia , 30/04/09, à tarde depois de uma velejada bem gostosa, de alheta, a uns 5,5 nós de vento, em média. Saimos bem cedinho, para passar no Piratas,  e fazer compra de supermercado. Aquele pier é um conforto só, compensa o supermercado ser um pouco mais caro, quer dizer, tem um serviço bom em troca. E deu para comprar frutas secas, e castanhas, por um preço bom, além de frutas e verduras frescas, e carne, de boa qualidade, mas os produtos de limpeza e perfumaria deixei para comprar no Rio, que deve ter preço melhor.
Hoje o mar me pareceu mais azul, e o pôr do sol no Abrão estava uma coisa de louco, com vários tons de laranja e azul. Bom viver para ver isso…
Começamos um novo ciclo.
Vamos consultar todos os "gurus" do tempo, e escolher a provável data da saída para o Rio. Avisamos quando for.

Dia: 05/05/09; Chegamos ontem à noite no Charitas. No meio da viagem pegamos um vento leste na cara, e um mar meio chato, mas fizemos uma boa viagem.
Não deu para ver a beleza da entrada da Baía da Guanabara; aliás, só víamos umas ondas na popa, e uns cavados pela proa, que ultrapassavam a altura do bimini. Não vai faltar oportunidade…
A água aqui em Niterói é cor de coca-cola, mas o clube parece bem arrumadinho, talvez dê até para nadar na piscina, na falta de mar para isso. Hoje estamos na correria para lavar o barco do sal e terminar os últimos detalhes  para seguirmos viagem.
E bons ventos, com mar liso.

____________________________

Versão do Dorival

Tem uma hora que todo cruzeirista é igual, independente do barco que tem, da quantidade de tripulantes, e da vontade de partir: ficará à espera de uma boa previsão de vento e ondas, que seja adequada para levá-lo ao destino planejado. Nossa espera foi na Enseada de Abraão, na Ilha Grande.
Saímos no dia 4 de maio, às 4:00 hs local, com destino à nossa primeira parada, Niterói-RJ. A previsão era de vento SW, com 12 a 15 nós, e ondas de 1,5/2,0 metros de S, com período de 12 segundos.
Esperávamos chegar em Niterói às 16:00 hs. Fomos velejando com o vento SW até o través da Laje da Marambaia. No início, o vento era um pouco mais forte (+/- 20 nós), e as ondas estavam conforme previsto. Logo depois da Laje, o vento diminuiu e começou a rondar, até se transformar em um vento Leste de 25 nós, que nos obrigou a motorar o resto da viagem.
Esse vento leste levantou ondas de período curto, que obrigaram a redução da velocidade para diminuir os caturros. Chegamos no Clube Naval Charitas às 20:30 hs, não por causa do vento, mas porque entrava ar no filtro de água salgada da refrigeração do motor que nos obrigou a parar a cada 15 minutos para retirará-lo.
Fomos bem recebidos no Clube Naval Charitas, bem organizado, com boas instalações de banheiros e restaurante. Também é bem localizado, perto das novas balsas (que fazem marolas no local), de ponto de ônibus (em frente), e do comércio local.
Pudemos fazer boas compras em Niterói, no Supermercado Carrefour, e no Shopping Plaza, ambos no centro da cidade. Perto do Clube Naval há um bairro com boas opções de padaria, açougue, e hortifrutis, chamado São Francisco.
Destaque negativo para a poluição da Baía de Guanabara, o que é uma pena.
Em Niterói, mudamos a instalação do filtro para perto do registro de entrada de água salgada, de tal forma que ele ficou abaixo da linha d’água.
Compramos muitas cartas náuticas na DHN. Quando pedimos informações de como chegar na DHN, nos disseram para pegar a linha 33, descer depois do túnel, pegar a 31, etc.. Quando fomos ao Carrefour, um ponto antes do final da linha 33, percebemos que estávamos perto da ponta onde fica a DHN, bingo, a entrada da base da Marinha, não fica há mais de 150 metros do ponto do Carrefour. Andar 150 metros para o povo de Niterói é muito!

Velejando em Paraty      Luthier ancorado em Paraty

One Response to “De Angra ao Rio no Luthier”

  1. Geraldo (PY2OY) disse:

    Dorival,
    Só posso te dizer que tenho muita inveja (positiva e saudável) de vocês.
    Que curtam muito.
    parabéns pelo veleiro, pela decisão e pela ousadia.
    Fique tranquilo que o TS-480 logo, logo. estará OK. Te avisarei quando sair o documento.
    Quanto ao preconceito que vc. mencionou, vivo com ele há muitos anos.
    Mas passei a não me importar mais.
    73s
    Geraldo, PY2OY

Leave a Reply