Eu e minha língua comprida. Venho falando que tentaria evitar parar em Vitória por conta de experiências anteriores quando o implacável vento nordeste atrasava sempre a saída desta cidade. Não que Vitória seja uma parada ruim. Ao contrário, é uma cidade muito agradável e o Iate Clube do Espirito Santo recebe bem o visitante. O problema é que em todas as vezes que estive por aqui de passagem sempre fico mais do que o planejado por causa de previsão desfavorável de tempo.
Bem, já deu pra perceber que estou ancorado no Iate Clube em Vitória onde cheguei hoje às 8:30. A viagem desde Angra dos Reis, num total de 325 milhas foi percorrida em 51 horas o que deu uma média de 6,4 nós (bem alta para o padrão do Yahgan). Saí da Ilha Grande no sábado 20/06 com uma previsão de vento W para o início, depois SW rondando para SSE no restante, entre 10 e 20 nós e ondas de SW-SE de 1,5 a 2 metros. De fato, no primeiro trecho entre a Ilha Grande e a Ilha de Cabo Frio tive vento W e depois SW com mar muito calmo. Cheguei ao focinho do cabo às 3:00 de domingo e atualizei a previsão que continuava a mesma. Logo depois de dobrar o Cabo Frio o vento SW aumentou consideravelmente chegando a 25 nós e o mar ficou muito desencontrado com ondas de todos os lados. Depois de algum tempo liguei o motor para ajudar a estabilizar o leme naquele mar. O rumo estabilizou consideravelmente. Nesse dia (sábado) não consegui descansar. Depois do Cabo de São Tomé o mar ficou um pouco menos desencontrado. Cansado e tendo consumido uma boa quantidade de diesel, a decisão de parar para abastecer e descansar em Vitória não foi muito difícil de tomar.
E parece que a tradição vai continuar. Dessa vez não por causa do vento nordeste. Há uma previsão de mar agitado que vai se deslocar até Salvador. Fazer o que? Comer moqueca capixaba, visitar o Shopping Vitória (bem perto do Iate Clube) e garimpar alguma pechincha na excelente loja náutica Porto Vitória.
alo joao ,aproveite vitoria , as noite nos bares do triangulo e muito bom sabadu a ferinha emfrente ao clube para ganhar kilos
abraços e ate agosto ricardo
Joãozinho, espero que não depois dessa frente não venha nenhum nordeste. Aqui ta um calor infernal, tão seco que não dá nem pra respirar. Coma uma moquequiinha de cação por mim, e se ficar até sabado faça uma visita à feirinha na praça dos namorados. beijo e saudades.
Chris
Fala, seu João. Então, mais uma vez em Vitória, né? Como vc disse, até que é uma parada simpática. Espero que dessa vez o nordestão dure menos do que as duas semanas tradicionais. Boa viagem e até agosto. P.S. Estou agora em Manaus, ganhando um dinheirinho honesto para gastar com muquecas em Vitória.