Home Conheça-nos Diário de Bordo Links FAQ Glossário Mensagem Onde Estamos

Atualizado em 12 ago 09

Fraternidade - Uma maquina de transportar sonhos

(Julho 2009)

Depois de três voltas ao mundo no Três Marias, Aleixo Belov decidiu construir um barco maior, mais sofisticado e que pudesse levá-lo por qualquer oceano. Acompanhamos de longe toda essa empreitada e tivemos oportunidade de estar em Salvador na primeira velejada do Fraternidade e, melhor ainda, fazer parte da tripulação na viagem teste de Salvador para Noronha.

Clique aqui e veja algumas imagens dessas navegadas.

Construção do MaraCatu

(1988-1994)

Em 1988 embarcamos num projeto que mudou nossas vidas: a construção, com nossas próprias mãos, de um veleiro de 29 pés (8.80m). Mas o melhor não foi construir algo do zero, de forma amadora, sem experiência previa, com as aporrinhações comuns a uma empreitada deste porte, e sim a empatia com as pessoas que aderiram ao projeto. Oito famílias se juntaram no Clube São Cristóvão, no Rio de Janeiro, cada qual construindo seu sonho: um barco projetado por Roberto "Cabinho" Barros. Com o grupo, autodenominado  Sindicato Ajuricaba  (mutirão em tupi-guarani), vivemos uma rica experiência de trabalho em equipe, compartilhamento de espaço, algumas decepções e muitas alegrias. A experiência foi tão boa que durante a construção resolvemos largar tudo e ir morar a bordo. Hoje o nosso MaraCatu, um Samoa 29', é aquilo que chamamos de lar.

Clique aqui e veja algumas imagens dessa epopéia.

Trindade - A ilha misteriosa

(janeiro 2008)

A Eldorado Brasilis Vitória–Trindade-Vitória é mais um desafio do que propriamente uma regata. A novidade desse ano foi a classe Expedition, que é como um cruzeiro a vela onde se pode usar o motor quando o vento não dá as caras.

Fomos até a Ilha da Trindade na escuna Horizonte, que com seus 82 pés (perto de 25 metros), quase 70 toneladas e uma volta ao mundo sob a quilha, ofereceu a segurança e o conforto que todo velejador deseja em uma travessia como esta.

Neste mundo tão encolhido pelos modernos meios de transporte, é emocionante chegar a um lugar inacessível por terra ou ar. A Ilha da Trindade, a 630 milhas (1166 Km) no través de Vitória - ou um terço do caminho em linha reta para a África -, com seus picos que nascem a mais de cinco mil metros no fundo do mar, oferece condições fantásticas para fotografia.  São contrastes e cores como nunca tínhamos visto.

Clique aqui e veja algumas imagens de nossa ida à Ilha dos Mistérios.

Reforma do MaraCatu

(maio - julho 2007)

Depois de pouco mais de treze anos na água e quase 20.000 milhas navegadas, resolvemos dar uma geral no MaraCatu.

Tiramos o mastro para uma revisão e docamos o barco para uma pintura geral (casco, convés e fundo) no estaleiro Boat Service, que fica dentro da Marina Bracuhy. O motor, com umas 2.500 horas, também já passou por uma revisão incluindo a troca dos bicos injetores e regulagem das válvulas.

E como toda obra, a coisa não fica só por ai. Vamos refazer todo estofamento, dar várias demãos de verniz em algumas peças mais desgastadas e cumprir uma lista de itens pendentes. Só esperamos não cair no "jaqueísmo", aquela doença que ataca os cruzeiristas quando num estaleiro (mais detalhes sobre a doença no glossário).

Durante a obra estamos hospedados no apartamento do Roberto Bastos, do veleiro Amarali 6 (ex-Caso Sério), que gentilmente nos cedeu um cantinho aconchegante na península em Bracuhy (tem até TV à cabo com controle remoto e tudo!). A foto ao lado mostra a vista que temos da varanda de "nossa" casa enquanto durar a reforma.

Clique aqui e veja uma fotonovela da obra (preste atenção nas legendas, elas explicam cada fase desses Pequenos e Prazerosos Projetos).

Ilha dos Lençóis

(novembro 2006)

Na Ilha dos Lençóis achamos uma vila "encantada". Fica numa das regiões menos conhecidas do nosso litoral: As Reentrâncias Maranhenses, aquelas curvas que se formam ao longo do litoral por influência das grandes marés. Fácil de chegar de barco, difícil de ir embora. Um povo simples e hospitaleiro que está despertando para o turismo. São dunas, ilhas, lagoas, braços de mar, mangues e milhões de camarões.

Clique aqui e veja uma seleção de fotos da terra dos guarás.

Jericoacoara

(outubro 2006)

Jeri é uma pequena vila arrodeada de areia. Perfeito para os windsurfistas: ondas paralelas a praia e vento de través. E como venta... Para o cruzeirista é um fundeio de fácil acesso, um pouco mexido e com desembarque, no mínimo, molhado. Mas vale a pena, e como vale...

Clique aqui e veja uma seleção de fotos desse paraíso pouco explorado.

Costa Leste 2006

(agosto - outubro 2006)

Quase 60 barcos largaram na Travessia Noronha-Cabedelo

Essa temporada foi repleta de eventos. Saímos de Bracuhy no catamarã KaKá-MauMau e nos engajamos no Cruzeiro Costa Leste no Rio de Janeiro. Depois, em Salvador, participamos da Regata Aratu-Maragogipe e do Rally Salvador-Recife onde, pela sexta vez, fizemos a Regata Recife-Noronha. O ponto alto foi a regata Travessia Noronha-Cabedelo, onde chegamos em terceiro na classe Multicasco A.

Clique aqui e veja uma pequena seleção de fotos desse período (como é difícil excluir imagens de instantes que nos marcaram!)

IV Encontro Nacional da ABVC

07 a 10 de junho de 2006 na Marina Bracuhy

Nordeste 2004

(julho - outubro 2004)

Essa foi a temporada  dos catamarãs. Saímos de Bracuhy no catamarã Guruça e nos engajamos no Cruzeiro Costa Leste 2004 no Rio de Janeiro. Em Ilhéus passamos para o catamarã Galileo. Depois, em Salvador, participamos da Regata Aratu-Maragogipe e do Rally Salvador-Recife onde, pela quinta vez, fizemos a Regata Recife-Noronha, a bordo do catamarã Algieba.

Clique aqui e veja uma pequena seleção de fotos desse período.

Imagens  de Paraty

A Terra da Cachaça    Flores e Casas

Portas e Janelas              Água,Céu e Mar

Paraty-Mirim                    Saco do Mamanguá

Arraial do Cantagalo     Carnaval em Close

Angra dos Reis

Rio de Janeiro a Fernando de Noronha (1999-2003)