Travessia de Durban a Port Elizabeth

Boa tarde a todos,

No sábado dia 03/12/2011, após olhar a previsão do tempo na internet, resolvi partir para Port Elisabeth no domingo dia 04/12/2011, para tentar chegar o mais rápido que pudesse em Cape Town, para poder voar para o Brasil, já que eu tinha agendado vários exames de saúde a partir do dia 14/12/2011. Dos quinze veleiros programados para esta travessia, pelas notícias que recebi posteriormente, apenas o Caroll, o Tutatis e o Estrela do Mar, deixaram o porto de Durban.
Ao olhar a  previsão do tempo percebi que na segunda feira, teríamos ventos de 25 nós leste/nordeste, que só mudariam de direção com a entrada de uma nova frente fria, que deveria acontecer na terça-feira à tarde.
Na saída de DURBAN às 10 horas, tínhamos uma corrente contra de um nó contra, mas com o vento  de Sul de 10/15 nós, ou seja, vento na cara, às 23 horas o vento rondou leste nordeste, com 25/30 nós.
Preparei o barco para ventos fortes, enrolei a genoa, e rizei a vela grande  na terceira forra, já me preparando para ventos mais fortes. A meia noite já tínhamos ventos constante de 35/40 nós, com ondas de 3 metros. Com um período de 8/10 segundos. O barco surfava as ondas atingindo velocidades de 15 nós. A meia noite as rajadas já chegavam a 40 nós, fazendo com que o barco adernasse quando recebia ondas cruzadas no costado. Como eu estava recebendo o vento  pela alheta, em uma destas surfadas, a retranca passou de um lado para o outro, entortando o perfil de alumínio, no ponto de fixação do carrinho. Amarrei um cabo na retranca passei em moitão e levei para catraca, para evitar que  acontecesse outro jaibe “chinês.” No dia seguinte ao avaliar o estrago percebi que teria de parar em Port Elizabeth, para consertar a retranca, pois ela poderia quebrar com facilidade.
Segui direto para Port Elizabeth, chegando lá às 23 horas do dia 06/12/2011, após navegar o dia inteiro com visibilidade reduzida por um intenso nevoeiro.
Ao chamar o técnico para avaliar o estrago da retranca, ele me disse que era possível consertar, mas que precisaria de 15 dias, como eu tinha que estar em SP até dia 14/12/2011, resolvi deixar veleiro no  Iate club de Port Elisabeth e voltar para SP imediatamente. Consegui vaga no vôo do sábado dia 10/12/2011, já estou em SP e voltarei para buscar o veleiro dia 14/01/2012.
Um grande abraço a todos e muito obrigado por acompanharem minha jornada e espero que continuem, pois em Janeiro/2012 volto para terminar “Minha Volta ao Mundo”.

Postamos no youtube um vídeo da Travessia de Durban a Port Elizabeth.
Click no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=tPtOSW4JvXM

Marinheiro Raimundo

PC060002 (3) (1024x768)

PC060003 (1024x768)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Travessia de Durban a Port Elizabeth

  1. André Menezes disse:

    Grande Capitão Raimundo,

    Olha, só tenho a te parabenizar. Li sobre a construção do barco q ficou além de lindo (Cabinho chegou ao top com esse) muito forte (ótimo estaleiro) pela sua navegação já feita. Estou na torcida verdadeira para que os teus exames de saúde mostrem sua recuperação e que te permitam voltar logo para a continuidade de seu sonho no aconchego do Caroll, seu amigo de todas as horas. Tua história merece ser publicada em livro pois todos querem saber mais sobre vc e teu barco nessa navegada marvilhosa que tens realizado com tanta competência e que narras com uma simplicidade desigual, mostrando tua personalidade de pessoa humilde que deves ser, pois pelo pouco que já velejei e sei de barcos, não é fácil aguardar, financiar e ter a confiança de encomendar um barco no Brasil, e mais ainda sair sozinho por esses mares tão pesados de todos os oceanos. Pena não ter conhecido vc e o Caroll qdo esteve em Recife que é o meu porto, mas um dia terei o prazer de te parabenizar pessoalmente pela realização desse feito, e em momento tão delicado de sua vida. Siga com Deus, como tens feito, que conseguirá alcançar sim seus objetivos. Bons ventos e forte abraço! PS: adoraria saber o quanto usas de quilha em relação ao vento e a velocidade do casco em alguns momentos em que citas a veloc. do vento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>