Resposta aos leitores do Blog

Bom dia a todos,

Uma vez mais quero agradecer as mensagens de incentivo e amizade que tenho recebido. São estas mensagens que me dão a certeza, de que sem amigos verdadeiros a vida não teria sentido. Durante esta viagem em solitário, percebi que eu não sou a pessoa mais indicada para viver sozinho, e que deste momento em diante procurarei viver e dividir meus momentos com meus amigos de verdade.
Um leitor do blog me perguntou por que eu transformei esta viagem em um verdadeiro rali oceânico, e eu respondo com varias ponderações transcritas abaixo:
1. -A circunavegação estava programada para ser realizada em 2 anos, que é o tempo ideal para se realizar uma travessia deste porte. Em 24 meses você pode escolher os melhores meses para fugir dos furacões, ciclones, e trovoadas, com estatísticas comprovadas pelos ‘PILOT BOOK”.
2. -Havia uma oposição muito forte, da minha esposa para que eu não  fizesse esta viagem. Como ela passa mal em travessia de Ilhabela a Angra, forçar a sua participação, neste desafio seria um ato desumano. Então resolvi realizar viagem em solitário, como era meu sonho antes do meu casamento.
3. -Ao chegar a GRENADA no caribe percebi que fazer uma viagem destas sozinho, para ver paisagens não tem graça nenhuma, seria maravilhoso se pudesse contar com meus familiares para dividir alegrias e curtir a viagem. Então a solução era acelerar o máximo que pudesse, para voltar para casa no prazo de um ano, tarefa nada fácil de ser realizada.
4. -Outro motivo é o custo de vida nos lugares exóticos, tipo Polinésia Francesa que é muito caro.  A  manutenção de barcos também é cara. Sem contar que os nativos que antigamente eram puros, hoje estão contaminados, pela febre do celular, e da TV de Plasma, sabendo exatamente quanto vão cobrar por sua frutas, por seu trabalho, nada mais justo!
5. -No dia 19/11/2009, por ocasião de “check up” geral da saúde, foi diagnosticado um câncer de colon, que comprometia ¾  do sigmóide. No dia 16/12/2009, fiz a cirurgia para retirada do tumor, no centro cirúrgico do hospital Oswaldo Cruz  em São Paulo, em seguida precisei fazer 12 aplicações de quimioterapia, que me debilitaram. Como a recuperação de tudo isto leva um tempo, eu não pude iniciar a viagem na  data planejada. E também dependia de uma liberação pelos meus médicos.
6. -Em seguida as sessões  de quimioterapia, eu tenho que fazer complexos exames a cada quatro meses, motivo pelo qual retornei ao Brasil, pelo prazo de uma semana, da cidade do PANAMÁ, e do TAHITI, (o custo destas viagem também é muito alto.)
7. -Na realidade eu também percebi que eu adoro mesmo é velejar, não existe sensação melhor do que ver as velas cheias e o CAROLL deslizando sobre as águas, deixando em sua esteira borbulhas, como em uma taça de champagne. Na verdade após três dias em terra eu começava a ficar infeliz. Viver e conversar comigo mesmo, durante as travessias, fez o tempo passar muito depressa, e me deu uma nova perspectiva de vida.
8. -Mas tenho que ser honesto o principal motivo desta pressa toda é a saudade que sinto, da minha primeira neta ISABELLA, que nasceu não por acaso, na mesma noite em que eu estava sendo operado para retirada do tumor de colon.
O leitor me perguntou se quando eu agradeço ao criador estou falando do Cabinho, o projetista do CAROLL.
Não meu caro amigo, eu estou falando de algo muito mais sublime, de DEUS, criador do universo. Como entre os meus leitores existem pessoas de todos os credos, e eu os respeito nas suas convicções, e como este não é um blog religioso, eu prefiro falar do CRIADOR, DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
Caso ainda persista alguma duvida, por favor, escrevam que eu terei o máximo prazer em responder.

Um grande abraço a todos, e que o CRIADOR os ilumine, aliás, já o faz todos os dias.

Marinheiro Raimundo

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Resposta aos leitores do Blog

  1. Paulo Ayroza disse:

    Olá Raimundo, parabens por suas palavras e por sua franqueza.
    Parabens tabém pelo Caroll e por estar conseguindo realizar este sonho.
    Con Fé em Deus espero que os problema de saúde relatados já façam parte do passado e que a vida agora seja de íntimo contato com a família e sua linda Isabella.

    Acompanhei, em parte, a construção do Caroll pois contruí simultaneamente a ele o meu veleiro, também projeto do Cabinho com quilha rertátil. e sempre quis conhecer melhor algumas soluções construtivas do seu barco, em especial o sistema de quilha retrátil. Quando puder, mande mais informações sobre seu barco.

    Gostei muito de seus relatos sobre as travessias e espero o futuro livro com mais detalhes.

    Estava ansioso em ter notícias suas pois percebi que vc deixou de dar notícias em uma zona meio perigosa como é a costa da africa, cheguei a perguntar a membros do escritório do Cabinho se tinham novas notícias suas.
    No blog do Tutatis há uma pequeno relato referindo-se a retranca do Caroll que entortou. o que cocorreu?

    Por fim, Feliz Natal e boa travessia do Atlântico.

    BV
    Paulo
    veleiro Bepaluhê

  2. Luis Claudio disse:

    Caro Raimundo,
    Espero que complete esta circunavegação em segurança. Os relatos estão ótimos e a sensação que tenho, é que estou navegando junto com você.
    Feliz Natal e um 2012 repleto de realizações!
    Que o G.A.D.U ti acompanhe
    T.F.A

  3. Caro Raimundo, os relatos estão ótimos, estou navegando junto com você, se Deus quiser dará tudo certo na navegação, estamos torcendo e orando por você. Abraços. Junior Buritama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>