Concebido e nascido da prancheta do Mestre CABINHO, o projeto EXPLORER 39, deu origem ao veleiro CAROLL.
Cabinho e a equipe de engenheiros navais do escritório ROBERTO BARROS YACHT DESIGN, não pouparam esforços e criatividade, para tornar este projeto em uma obra prima do escritório.
O CAROLL é um veleiro de 12 metros, com 3,66 de boca e calado varíavel de 0,82(quilha em cima) 2,43(quilha em baixo). O veleiro foi idealizado para velejar em locais rasos, tipo os atóis da Polinésia Francesa, cujos passes e entrada são difíceis de serem acessados por veleiros de quilhas longas, tendo as vezes que esperar fora da laguna à maré favorável para entrar. Por outro lado com a quilha totalmente abaixada em alto mar, o equilíbrio do veleiro é fantástico, permitindo diminuir a área velica muito mais tarde que outros veleiros do mesmo porte. Mais detalhes deste projeto poderão ser vistos no site do CABINHO, www.yachtdesign.com.br . A construção do veleiro CAROLL foi confiada ao ESTALEIRO ESTRUTURAL, dos Irmãos MARCOS E MARCIO DELAMARE TOLEDO, cujo conhecimento e técnica construtiva, em nada ficam devendo aos estaleiros mais conceituados dos paises dos mares do norte. Quando da contratação, eu disse aos construtores:
- Façam um veleiro como se fosse para vocês, pois a este projeto eu confiarei a minha vida e o meu sonho.
O veleiro CAROLL é um barco MARINHEIRO, SEGURO, FORTE e rápido comparado aos barcos de cruzeiro do mesmo porte. Fica aqui o registro positivo de velejador satisfeito, após dez meses velejando esta maravilha. Quero neste momento agradecer aos Engenheiros navais, Astrid e Luis Gouveia que junto com o Cabinho acompanharam a construção do nosso querido veleiro. Quero também agradecer a Eileen, esposa do Cabinho por permitir que ele me acompanhasse até CABO FRIO, para acompanhar a construçaõ do CAROLL.
Assumo que eu não sou um grande velejador, cometo muitos erros nos ajustes e trimagem das velas, mesmo assim procuro aplicar os ensinamentos recebidos, de amigos com os quais tive o prazer de velejar, ZEZINHO DO ALFORRIA (fizemos uma regata Vitória a Ilha da Trindade), PEDRO DA BL3 (varias regatas), NELSON CINCOTTO (Travessia ILHA BELA a FERNANDO DE NORONHA ), GUILHERME SKKIPER (travessia SANTOS A RIO GRANDE E FLORIANOPOLIS A ILHA BELA), e também do MARCELO MONTADOR e CARLOS Marinheiro do Guarujá.
Voltando a falar da nossa singradura, hoje faz 78 horas que soltamos as amarras do pier do ROYAL CAPE YACHT CLUB, deixando para trás 510 milhas nauticas, marca que conseguimos aproveitando os ventos favoráveis, e a corrente de benguela que contribui com pelo menos 1 nó de velocidade, mesmo assim uma marca excelente, creio que o CAROLL tanto quanto eu estamos morrendo de saudades do nosso BRASIL, de ILHABELA, do aconchego familiar e amigavél do PINDÁ IATE CLUB, onde chegaremos no início de março.
Um grande abraço a todos e muito obrigado.
Marinheiro Raimundo