Entrevista para o programa Território Aventura – 2ª parte

Amigos, bom dia!

Continue acompanhando na Rádio Eldorado 107,3 FM, no programa Território Aventura, a segunda parte da entrevista que o Marinheiro Raimundo concedeu.
Serão três programas, sempre as 13:45h. Clique abaixo no link do segundo programa, dia 07/03

http://int.limao.com.br/eldorado/audios!getPlayerAudio.action?destaque.idGuidSelect=62CC885BFC2C45169EEE22143A4AF119

Abraços,

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Entrevista para o programa Território Aventura

Amigos, boa tarde !

Começou hoje a veiculação na Rádio Eldorado 107,3FM, no programa Território Aventura, a primeira parte da entrevista que o Marinheiro Raimundo concedeu.
Serão três programas, sempre as 13:45h. Clique abaixo no link do primeiro programa, dia 06/03

http://int.limao.com.br/eldorado/audios!getPlayerAudio.action?destaque.idGuidSelect=3197A003F7BA4B64BC46D1E4A647A0EA

Abraços,

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Sobre a reportagem do SBT…

A todos os amigos,

Na notícia veiculada pelo grupo SBT de televisão no dia 01/03/2012 em cadeia nacional, foi dito que eu teria feito a volta ao mundo sozinho, por “BIRRA” ou em desacordo com minha esposa.
Se o editor da notícia tivesse veiculado aquilo que eu declarei a eles, ou tivesse lido meu “blog”, teria percebido que:
- O sonho de fazer esta circunavegação em SOLITÁRIO existia há mais de 30 anos, influenciada diretamente pelos livros de velejadores como:
- ALEIXO BELOV, AMIR KLINK, VITO DUMAS, e principalmente pelo capitão, JOSHUA SLOCUM, o grande herói de todos os tempos, que deu uma volta ao mundo no veleiro SPRAY.
Joshua Slocum, começou sua viagem em 24/04/1895, completando a circunavegação em solitário em 27/06/1898. O veleiro Spray, não tinha motor nem eletrônicos sendo impulsionado somente pelos ventos.
Eu também disse à entrevistadora que a saudade dos meus filhos Roberta e Gustavo, da minha neta Isabella e de minha esposa Solange, foi sem dúvida o principal motivo de eu ter acelerado o retorno ao Brasil.
Aproveitando a oportunidade, quero agradecer a todos que leram o blog, e colocar o meu email pessoal a disposição para que façam suas perguntas referentes à viagem.

vccaroll arroba gmail.com

Obrigado e um bom dia a todos

Marinheiro Raimundo

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

Entrevista ao SBT

Amigos, bom dia!

Segue abaixo o link com a matéria do SBT, apresentada em 29/02/12 no Jornal do SBT à noite e reprisada em 01/03/12 no SBT Manhã.

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=16822&t=Velejador+se+torna+o+mais+velho+brasileiro+a+dar+a+volta+ao+mundo

Publicado em Sem categoria | 1 comentário

A chegada em fotos

Seguem as fotos e links com notícias da chegada do Marinheiro Raimundo no Rio de Janeiro.

http://www.esportesite.com.br/2012/02/28/velejador-raimundo-nascimento-62-realiza-circum-navegacao-em-tempo-recorde-e-se-torna-o-homem-mais-velho-a-realizar-tal-facanha-2/

http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/20120228_album.htm?fotoNav=45#fotoNav=50

DSC_0061bDSC_0071bDSC_0073bDSC_0080bDSC_0115bDSC_0124bDSC_0141bDSC_0147bDSC_0154b

Publicado em Sem categoria | 5 comentários

Chegada do Veleiro Caroll ao Rio de Janeiro

Boa tarde a todos.

É com imensa alegria e satisfação que comunico a todos a chegada oficial, minha e do veleiro Caroll, no Rio de Janeiro, fechando a circunavegação em 10 meses e cinco dias.
Fui surpreendido por uma calorosa recepção por parte de familiares e amigos.
O pessoal do Sportv da Rede Globo, foi me encontrar na entrada da Baia da Guanabara, filmando toda a chegada, para um programa que será apresentado em Junho/2012.
Havia também fotógrafos e repórter do jornal O Globo, cuja reportagem será publicada dia 29/02/2012, no caderno de esportes pagina cinco.
Estou muito orgulhoso por ter realizado este sonho tão difícil de ser realizado, que é dar uma volta ao mundo em solitário.
A próxima etapa que culminará com o fechamento da viagem, que será completada quando amarrar o veleiro Caroll na poita do Pindá Iate Clube em Ilhabela, no próximo sábado dia 03/03/2012.
Agradeço o apoio do meu amigo Thadeu Corseil, velejador e sócio do Iate Clube do Rio de Janeiro, que além de franquear a ancoragem no Iate Clube, deu apoio a minha família enquanto aguardavam minha chegada.
Agradeço a todos os amigos e familiares pelo fundamental apoio recebido para realização deste sonho.
Um especial agradecimento a Margarete, que me apoiou na recepção e envio, dos emails, que eu enviava via telefone Irídium.
Até Ilhabela com permissão do GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

Um fraterno abraço a todos.

Marinheiro Raimundo

Publicado em Sem categoria | 8 comentários

O círculo se fecha

TERRA A VISTA!!!!!!!

O grito que estava preso no meu peito, eclodiu no espaço, reverberando por muito tempo, enchendo de alegria e felicidade por estar chegando ao BRASIL, completando desta forma mais uma etapa da minha volta ao mundo.
Ao avistar as encostas das montanhas onde está o farol de Cabo Frio, tive a certeza que realmente está valendo a pena, enfrentar tamanho desafio. Ao chegar em frente ao farol de Cabo Frio, fechei a volta ao mundo, pois passei aqui no dia seguinte a minha partida, no dia  24/04/2011. às 8:00 horas.
Amanhã estarei chegando ao Rio de Janeiro, fechando mais uma etapa da viagem.
No sábado dia 03/03/2012, chegarei a Ilhabela, no PINDÁ IATE CLUB. Quando amarrar o Veleiro CAROLL na poita, então estarei fechando a circunavegação.
Espero os amigos que puderem ir até lá para comemorarmos juntos.
Ficarei no Rio de Janeiro até quinta dia 01/03/2012, quando soltarei as amarras e rumarei direto para ILHABELA.
Até lá com a permissão do Criador.

Um abraço a todos.

Marinheiro Raimundo

Publicado em Sem categoria | 7 comentários

21/02/2012–17:00 hrs POSIÇÃO: S20°28′.00 W029°20′.00

- TERRA A VISTA !!

Foi o meu grito de alegria ao avistar no horizonte a primeira ilha do arquipélago Martin Vaz, a Ilha seguinte seria a Ilha da Trindade.
A Ilha da Trindade está a 620 milhas marítimas, seguindo para leste a partir da cidade de Vitória do Espírito Santo.
Às 17,00 horas estávamos a 10 milhas da base da Marinha Brasileira na Ilha da Trindade. Já estava me preparando para fazer uma chamada através do radio VHF, quando o oficial da marinha de serviço, chamou em alto e bom som:
- Atenção veleiro, copia Marinha do Brasil
Foi com grande emoção que respondi:
- Veleiro Caroll na escuta
- Boa tarde Veleiro Caroll, preciso que você me responda algumas perguntas, disse o oficial que operava o rádio.
Então eu lhe falei:
- Será um prazer enorme responder suas perguntas, afinal faz dez meses que eu sai do Brasil para fazer uma volta ao mundo, falar com um oficial da Marinha do Brasil depois de tanto tempo é sempre uma alegria.
O oficial me fez varias perguntas, já que ele tinha um extenso relatório a ser preenchido, referente à minha entrada em território brasileiro. Foram varias perguntas, a nossa conversa durou 45 minutos, no final ele me desejou um bom retorno ao Brasil, e desligou.
Passado a euforia, me dei conta que ainda havia muita água pela proa, afinal ainda faltavam 728 milhas náuticas até o Rio de Janeiro. Vamos lá Caroll, a chegada de verdade será dia 03/03/2012, quando amarrar o veleiro na poita em frente ao PINDÁ na ILHA BELA, com a permissão de DEUS.

Até lá e um grande abraço a todos.

Marinheiro Raimundo

Publicado em Sem categoria | 5 comentários

A volta para casa

Boa tarde a todos,

Parece que foi ontem, mas já está fazendo 17 dias, desde que soltei as amarras, e vagarosamente eu o meu valente veleiro CAROLL nos fizemos ao mar, deixando para trás a elegante baia de Cape Town, emoldurada pela montanha da mesa, a mundialmente famosa “TABLE MOUNTAIN”. Ao sair fora da proteção do quebra mar içamos as velas mas não havia vento suficiente. Continuamos com o motor ligado esperando que logo chegasse o vento para enfunar as nossas velas, permitindo desligar a maquina, nos tirando da tortura que o seu ruído impõe aos nossos ouvidos. Falei no rádio VHF com o Catamaran de 43 pés que também rumava para o Brasil, via ilha de SANTA HELENA, levando a bordo nada mais nada menos que o experiente escritor e velejador MARÇAL CECCON. Através do VHF me informaram que estavam a 15 milhas da baia e já haviam desligado o motor e estavam velejando a 9 nós rumo noroeste. No final da tarde velejando a 8 nós, via a TABLE MOUNTAIN, desparecendo no horizonte, no peito meu coração que pulsa há 62 anos, batia forte, como se quisesse assimilar o som dos tambores de nossa querida pátria. Finalmente chegara a tão sonhada e esperada perna, que levaria eu e meu amado veleiro, de volta as terras brasileiras.
Os dez dias subseqüentes foram de muito vento e mar, fazendo com que batêssemos recordes de singradura, quando atingimos média diária de 170 milhas marítimas. Os dias e as noites ainda eram frios, tinha que usar calça comprida, camiseta com um pulôver por cima, e logo que anoitecia um casaco de tempo. Mesmo assim nada tirava meu entusiasmo, cantarolava durante o dia, e a noite curtia saudade ouvindo musicas do Ipod, com mais de 2.500 musicas gravadas.
Logo depois que atravessamos o meridiano de GREENWICH a temperatura começou a aumentar e o vento a diminuir, fenômeno que encontraríamos nas 1200 milhas seguintes. Aproveitei os dias calmos para ler, e as noites tépidas para refletir, ouvir músicas. Deitado no convés olhava para as estrelas que faiscavam no céu, incrível beleza, enchendo de felicidade meus olhos e meu coração. Nesses momentos ao lembrar-me dos meus entes queridos, que já estão em outra dimensão, faziam com que lágrimas rebeldes rolassem pela minha face, enchendo de paz a minha alma.

Agradeço a todos que estão enviando email ao blog. Em breve estarei respondendo a todos.

Muito Obrigado.

Até a volta com a permissão de DEUS NOSSO CRIADOR.

Marinheiro Raimundo

Publicado em Sem categoria | 4 comentários

Criação do Veleiro Caroll

Concebido e nascido da prancheta do Mestre CABINHO, o projeto EXPLORER 39, deu origem ao veleiro CAROLL.
Cabinho e a equipe de engenheiros navais do escritório ROBERTO BARROS YACHT DESIGN, não pouparam esforços e criatividade, para tornar este projeto em uma obra prima do escritório.
O CAROLL é um veleiro de 12 metros, com 3,66 de boca e calado varíavel de 0,82(quilha em cima) 2,43(quilha em baixo). O veleiro foi idealizado para velejar em locais rasos, tipo os atóis da Polinésia Francesa, cujos passes e entrada são difíceis de serem acessados por veleiros de quilhas longas, tendo as vezes que esperar fora da laguna à maré favorável para entrar. Por outro lado com a quilha totalmente abaixada em alto mar, o equilíbrio do veleiro é fantástico, permitindo diminuir a área velica muito mais tarde que outros veleiros do mesmo porte. Mais detalhes deste projeto poderão ser vistos no site do CABINHO, www.yachtdesign.com.br . A construção do veleiro CAROLL foi confiada ao ESTALEIRO ESTRUTURAL, dos Irmãos MARCOS E MARCIO DELAMARE TOLEDO, cujo conhecimento e técnica construtiva, em nada ficam devendo aos estaleiros mais conceituados dos paises dos mares do norte. Quando da contratação, eu disse aos construtores:
- Façam um veleiro como se fosse para vocês, pois a este projeto eu confiarei a minha vida e o meu sonho.
O veleiro CAROLL é um barco MARINHEIRO, SEGURO, FORTE e rápido comparado aos barcos de cruzeiro do mesmo porte. Fica aqui o registro positivo de velejador satisfeito, após dez meses velejando esta maravilha. Quero neste momento agradecer aos Engenheiros navais, Astrid e Luis Gouveia que junto com o Cabinho acompanharam a construção do nosso querido veleiro. Quero também agradecer a Eileen, esposa do Cabinho por permitir que ele me acompanhasse até CABO FRIO, para acompanhar a construçaõ do CAROLL.
Assumo que eu não sou um grande velejador, cometo muitos erros nos ajustes e trimagem das velas, mesmo assim procuro aplicar os ensinamentos recebidos, de amigos com os quais tive o prazer de velejar, ZEZINHO DO ALFORRIA (fizemos uma regata Vitória a Ilha da Trindade), PEDRO DA BL3 (varias regatas), NELSON CINCOTTO (Travessia ILHA BELA a FERNANDO DE NORONHA ), GUILHERME SKKIPER (travessia SANTOS A RIO GRANDE E FLORIANOPOLIS A ILHA BELA), e também do MARCELO MONTADOR e CARLOS Marinheiro do Guarujá.
Voltando a falar da nossa singradura, hoje faz 78 horas que soltamos as amarras do pier do ROYAL CAPE YACHT CLUB, deixando para trás 510 milhas nauticas, marca que conseguimos aproveitando os ventos favoráveis, e a corrente de benguela que contribui com pelo menos 1 nó de velocidade, mesmo assim uma marca excelente, creio que o CAROLL tanto quanto eu estamos morrendo de saudades do nosso BRASIL, de ILHABELA, do aconchego familiar e amigavél do PINDÁ IATE CLUB, onde chegaremos no início de março.

Um grande abraço a todos e muito obrigado.

Marinheiro Raimundo

Publicado em Sem categoria | 8 comentários