Papeete, Tahiti

Bom dia a todos.

Finalmente cheguei ao TAHITI após viajar 9.100 milhas  marítimas (uma milha = 1.852 metros)
ILHA BELA /RIO DE JANEIRO.                                                            30 horas.      
RIO DE JANEIRO /RECIFE                                                                    08 dias.
RECIFE/GRANADA (CARIBE)                                                             14 dias.
GRANADA/COLON PANAMÁ.                                                         09 dias
COLON/CIUDAD DE PANAMÁ.                                                        01 dia
CIUDAD DE PANAMÁ/ ILHAS MARQUESAS.NUKU-HIVA     31 dias
ILHAS MARQUESAS/TAHITI (PAPEETE)                                        06 dias.

Realmente eu não tinha idéia o que era ficar 31 dias viajando sozinho em veleiro de 12 metros, mesmo assim houve momentos de alegria, por estar progredindo cada dia, momentos de tensão, quando vento e as ondas aumentavam. Os momentos mais difíceis eram ao final do dia com a incerteza de como seria a noite, criava sempre uma expectativa psicologicamente negativa, Mas tudo isto era superado  logo após o escurecer,  uma hora depois já estava adaptado a situação, curtindo por antecipação o amanhecer, com suas luzes e suas cores que com certeza renovariam o animo e o equilíbrio psicológico para continuar o desafio, que é viajar em veleiro sozinho, após 61 anos de idade.
O momento mais difícil, foi  viagem das Marquesas para o Tahiti. Existe um grupo ilhas chamadas TUAMOTUS, que estão situadas no meio do trajeto. Estas ilhas são formadas por crateras vulcânicas , com um lagoon interno protegido por uma barreira de corais,muito difíceis de serem  vistas com tempo ruim.
Eu havia programado para fazer este trecho durante o dia, mas o fato de ter tido dois dias de calmaria, me atrasou e terminei fazendo a travessia durante a noite com muita chuva e ventos de até  25 milhas,e ondas de 2/3 metros, que molhavam  o convés, não permitindo ficar fora do barco por muito tempo.
Cada onda que batia no costado do barco, fazia um barulho incrível, e tirava o barco do rumo. Felizmente a corrente entre as  ilhas de Rangiroa e Arutua eram favoráveis, permitindo fazer  este trecho mais rápido do que esperava. Ao passar o perigo coloquei novo rumo no piloto de vento, programei os alarmes de radar e AIS (AUTOMATIC IDENTIFICATION SISTEM) em seguida me  deitei no beliche e dormi quatro hora seguidas, acordando com os raios solares que penetravam pelas vigias.
Neste momento agradeci ao Criador, fiz uma meditação de 30 minutos, e a paz estava restabelecida entre eu e os elementos.
Um grande abraço a todos

Marinheiro Raimundo

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>