Tahiti >> American Samoa

Caros amigos boa noite,

Mais uma vez tenho a grata satisfação de escrever mais um E-mail  informando sobre a minha viagem, desta vez de TAHITI/AMERICAM SAMOA (1245 milhas náuticas).
Programei minha saída de Pappete, dia 13/08/2011, às seis horas da manhã, saindo efetivamente às sete horas após pequeno atraso nos preparativos.
Todas as vezes que eu estou para sair de um porto, tenho uma pequena dor de barriga, creio de medo por ter que enfrentar novamente mares nunca por mim navegados. E obviamente o desconhecio. Sentia uma ponta de tristeza por deixar um lugar tão bonito, onde já estava me ambientando e novas fazendo amizades.
Realmente eu não tenho nenhum preparo para despedidas, me emociono com facilidades, e mesmo sem ter ninguém por perto, sempre uma lagrima rebelde escorre pelo meu rosto. Imaginem se tenho alguns amigos soltando as amarras.
A viagem começou sem vento algum, tendo que “motorar”  das 7.00 horas até as 22.00 horas, quando entrou um vento favorável de 10 nós, o que permitiu velejar a cinco nós sem o barulho indesejável do motor. A alegria de velejar durou pouco, porque não tivemos mais ventos até  quarta feira. Motoravamos durante o dia, e a  10 horas noite, desligava o motora amarrava o leme,ligava o radar, deixava o barco a deriva, e dormia  a noite  inteira.Apos a quarta feira o vento soprou  12/14 nós até domingo dia 21/08/2011.No domingo o vento aumentou de intensidade até  25 nos, com ondas de 3 metros.Na segunda feira o vento aumentou a intensidade par 30 nós com rajadas de 35 nós, com ondas iguais.
Na noite de terça feira dia 23/08/2011, o vento aumentou de intensidade chegando a 40 nós. Baixei  a vela grande que já estava no terceiro riso, e deixei o barco totalmente sem velas, ou seja, em “arvore seca”, mesmo assim o barco navegava a 7/8 nós na surfada das ondas. Como minha previsão de chegada a Samoa era para quarta feira dia 24/08/2011, fiquei a noite toda acordado, pois as condições de navegação. Com o barco  “voando “cheguei a  SAMOA AMERICANA” as 9.00 da manhã.
Muito feliz por ter fazer mais uma “perna” da minha viagem, comecei  a difícil missão de achar um lugar para ancorar, já que havia muitos barcos que haviam fugido do vento forte. Joguei a ancora oito vezes, e não conseguia  boa ancoragem, pois o ferro garrava (não segurava o barco). O problema era que o fundo é de pedra, e a profundidade mínima era de  15 metros, exigindo  90 metros de corrente, para uma ancoragem perfeita. Acontece que eu somente tinha 50 metros de corrente.
Felizmente os velejadores são uma classe muito unida, veio um americano e perguntou se eu precisa ajuda, eu aceitei sem pestanejar, pois já estava ficando muito cansado de tentar ancorar. Tentamos mais uma vez seguindo a sugestão dada pelo americano, e mais uma vez não tivemos sucesso.
O Americano falou pelo radio com o Harbormaster, que autorizou o uso do píer do porto, para amarrar o barco, doce ilusão, quando chegamos lá não havia lugar.
Um velejador alemão que observava todo nosso trabalho se movimentou em terra, e conseguiu com um barco de pesca que estava ancorado no porto com o motor quebrado, que eu ancorasse a contra bordo. A operação de ancoragem a contra bordo foi perfeita, agradeci ao americano e ao alemão, agradeci aos pescadores que me ajudaram na amarração das espias, tomei um banho e fui dormir.
Um grande abraço a todos
Até a próxima etapa. SAMOA AMERICANA/AUSTRALIA.

Marinheiro Raimundo

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Tahiti >> American Samoa

  1. Antonio Sergio Medeiros disse:

    Ola Raimundo,
    Estive lendo sua chegada em Samoa, em Agosto de 2011,muito interessante!
    Por onde andas agora em Junho de 21012?
    Bons Ventos,
    Antonio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>