Meus amigos boa noite,
Após viajar 24 dias cheguei hoje a THURSDAY ISLAND AUSTRALAI, , completando 50% da volta ao mundo em solitário. Este trecho da viagem foi um dos mais cansativos que já fiz.
Os primeiros dois dia após a partida tínhamos ventos demais, os oito dias seguintes, não tínhamos ventos, os quatorze dias seguintes tínhamos vento de popa de 22/35 nós,e ondas de 2,5 a 3,0 metros, com o barco armado de em asa de pombo, que fazia o barco pendular todo o tempo, tornando impossível a vida dentro cabine, o ideal seria que eu tivesse quatro braços e mãos. O único lugar em que era razoavelmente confortável era no beliche, calçado com velas almofadas, para não cair nas adernadas.
Viajei a madrugada com a adrenalina a toda, pois havia muitos navios na rota e nos dois sentidos, era uma navegação por radar, ecobatimetro, AIS, já que por se tratar de um canal, os navios têm preferência, em virtude da sua restrição de manobra. Cheguei a Thursday Island na madrugada do dia 23/09/2011, já que não foi possível parar na ilha que eu tinha planejado para ancorar e dormir a noite. O problema é que eu cheguei perto da ilha e já estava escurecendo e eu tinha mais 40 minutos para chegar, com tantos arrecifes, bancos de areia, era demasiado arriscado ir até lá, então tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida, continuar pelo canal, apesar dos navios, e fortes correntes que em determinados trechos chegavam a cinco nós fazendo com que eu perdesse o rumo, dando muito trabalho para voltar ao canal.
Mesmo assim quero deixar a minha homenagem aos verdadeiros heróis que atravessaram este canal em uma época que não havia GPS.
Thusday Island é uma cidade muito bonita, mas é a cidade do nada pode, por causa da proteção ambiental, e dos crocodilos e serpentes marinhas que habitam nestas águas. O pessoal da quarentena revistaram o barco de fio a pavio, retirando e levando para incinerar alimentos enlatados e alimentos frescos, grãos verduras, leite, e leguminosas.
Então você vai ao supermercado e compra produtos Australianos, ai pode.
Finalmente após todas estas formalidades, estou com muita vontade de viajar o mais rápido que puder, pois daqui para frente cada milha viajada, estarei mais perto do nosso BRASIL, melhor pais do mundo apesar dos nossos políticos.
Pessoal até a próxima, e um grande abraço a todos.
MARINHEIRO Raimundo
Parabéns Raimundo pela volta ao mundo, estou acompanhando cada dia seu, é uma experiencia maravilhosa e com certeza você lembrará de cada momento vivido o resto de sua vida. Sou filho do José Carlos de Buritama, sobrinho do Vicente (Edinho). Abraços e Fique com Deus.