Rosas dos Ventos



 

 

 

 

 

Arquivos

Abril de 2006

21 fev 2006

09 fev 2006

22 jan 2006

Janeiro 2006

Novembro 2005

Outubro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Agosto 2004

Agosto 2003

Julho 2003

Abril  2003

Fevereiro 2003

Novembro 2000

Outubro 2000

 

  Regata Solitário

 

Salvador, 20 de maio de 2005.

  
Meninas,

Vou relatar a regata para vocês.
Bem, na semana passada o André (estripulia) gentilmente cedeu e instalou o piloto, no intuito de incentivar a subida do balão no Malagueta na regata solitário.
Fiz um treino na semana passada e tudo correu bem. O vento de 8 nós estava perfeito.
No sábado, depois da correria da feira do rolo, fui para o barco e fiz as arrumações. O vento para a largada seria de través e assim resolvi já deixar o balão preparado para subir por boreste.
Um minuto antes de largar o vento ronda 90 graus e aí, o que fazer?!
Fiquei doida demais! Vários barcos tinham feito a mesma coisa que eu, mas os que não estavam com balão, estavam com amuras a boreste, com água sobre aqueles que estavam com balão! Loucura!
Aí, no estress total, tentei colocar o piloto para funcionar. Ele não responde! Lei de murphy! Aí é timão na mão, esquece o balão e saí costurando os barcos que estavam cruzando a minha proa com preferência. A essa altura travei o leme para tentar dar um jybe e ir para a bóia. Ufa! Consegui. O vento amainou nessa hora!
Bem, leme entre as pernas, escota de balão na mão esquerda e mestra na mão direita. Ai, ai, ai, se o vento aumentasse eu estaria frita!!!! Não tinha nem um cabinho à vista para colocar no leme!
De repente, o stopper do balão solta e o balão começa a cair. Só via os concorrentes gritando: Balão, balão!!!
Ai, segurei o leme com o pé, prendi as duas escotas nos mordedores e consegui içar o balão de novo. Ufa!
Uns 20 minutos depois, com través apertado e balão em cima, bate uma rajada forte que eu pensei que o barco iria virar. Não pensei duas vezes, vou tirar o balão agora e colocar a genoa 1. Com vento apertado renderia muito mais.
Tive que arribar para a casa do chapéu para conseguir travar o leme e descer balão. Depois disso, a prosopopéia de levantar a genoa com os dois concorrentes ao meu lado! Álibi e Alegro!
Por fim, a genoa sobe, consegui travar o leme com um armengue e tirar o pau. Tudo preparado para montar a bóia de Mapele. Blz!
Mesmo com os "perrengues" ainda estava na frente, pois o Alegro e o Álibi não pegaram a mesma rajada que eu.
Depois da montagem de Mapele, rumo à bóia do biscoito (como diz o Bob, rssss), o popa pedia um balão, mas a essa altura era impossível. Aí resolvi usar o pau de spi para abrir a genoa e diminuir o prejuízo!
De repente, dois barcos enormes, um que estava a meu boreste e outro que estava atrás de mim (News) começaram a discutir qual deles tinham preferência na bóia. Eu comecei a rir, pois eu estava à frente e por dentro da bóia do biscoito! Achei que eles estavam tirando onda da minha cara. De repente observo que a discussão entre eles é séria, que eles estavam achando mesmo que eles tinham preferência sobre mim! Caracas!
Aí, usei da minha delicadeza para dizer aos dois: - Aqui ninguém entra!!! ÁGUA NA BÓIA!!! ÁAAAAGUAAAA!
Ufa, ganhei no grito o que eu tinha direto! Ainda bem que eles não me atropelaram!
No contravento rumo à bóia do criminoso dei um vacilo feio. Me concentrei com o andamento do barco e com as velas, mas esqueci que o bordo melhor seria para a terra, para pegar menos corrente.
Foi então que o Álibi me ultrapassa. Pensei: Que m! Passar a regata na frente e perder no final! A regra básica é marcar o concorrente, mesmo que ele esteja fazendo coisa errada!
Aí, já era, vou tentar recuperar o prejuízo, mesmo sabendo que seria difícil, visto que essa perna era a única que tinha contravento.
Ainda na perna rumo ao criminoso, em um dos momentos, eu estava com amuras a boreste, com retranca esquerda e o News em rumo de colisão com amuras a bombordo! Aí eu disse, ÁAAAAGUA!
Ele disse: Não vai dar não.
Eu disse: Ahh, vai! Se você cambar vai dar, SIM! ÁAAAAGUAAAA! Fiquei furiosa, mas o cara cambou dizendo: Olha só, agora o meu barco ficou parado!
Dureza - pensando que só porque era mulher passaria por cima!!?!!
Depois de montar a bóia do criminoso, ir para o Aratu Iate Clube, ir para Mapele novamente e voltar para o AIC as posições não mudam e a chegada foi legal, com um gostinho de quero mais!
 
Beijos a todas,
Christina Frediani
www.projetovelas.allu.com.br


 

 

Regata Solitário/ Christina Frediani, no  Malagueta maio/2005

 

 

Regata Solitário, Salvador/BA. Christina Frediani no Malagueta; maio/2005